Editorial: Vereadores assumiram suas cadeiras em Matão-SP

Confira a opinião do Jornalista Fábio Pereira sobre a Sessão Solene e Extraordinária deste dia 1º de janeiro no Portal Hora1 - www.hora1.com.br - Clique na foto

Editorial: Vereadores assumiram suas cadeiras em Matão-SP
Foto oficial da solenidade de posse - Carmo, Gago, Robinho, Dr Pelanca, Jonas, Cido, Everaldo, China, Davison, Cido Ferrari, Adauto, Ana e Dr. Paulo - Mandato 2021/24

Nesta manhã de 01 de janeiro de 2021 aconteceu a Cerimônia de Posse dos eleitos no último pleito de 2020.

A cerimônia foi na Câmara Municipal, sem a presença de público e transmitida pela câmara e pelo Portal Hora1 e TVh1 ao vivo. Decisão acertada já que há um decreto estadual que proíbe aglomerações por conta da pandemia do Coronavírus.

A solenidade de posse foi presidida pela Vereadora Ana Mondini, a mais votada nas últimas eleições, com a presença do Vereador Dr. Paulo Bernardi como Secretário.

O evento começou com a citação de cada vereador, vice e prefeito para que ocupassem seus lugares. Todos foram empossados e aí começaram os discursos.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o Sensei, Vereador Davison Tosadori – PT. Ele se disse ansioso para começar a legislar e trabalhar por Matão. Sensei Davison é o típico sujeito do bem. Pronto para servir, ajudar e trabalhar em equipe, características de esportista que é, de Sensei de Caratê que é, de disciplinado que é, mostrando bastante emoção e honra em estar como vereador nesta legislatura. Persistência – esta palavra foi citada por ele que disse achar que Matão não o quereria como vereador, mas que viu que não era verdade e agora estará na casa de leis por 4 anos. Boa Sorte Sensei.

Na sequência Everaldo de Carvalho – DEM. Ele trouxe seu compromisso com a comunidade católica, com citação bíblica e agradecimento a todos que votaram nele. Everaldo é uma pessoa não muito conhecida no meio político matonense, mas que demonstra ter um compromisso bastante grande com uma comunidade religiosa e conceitos Cristãos e, por esse motivo, alguém de quem se espera muito nesta legislatura, além da nossa torcida pessoal para que seja muito feliz em seu mandato que hoje se inicia.

Haroldo ‘Gago’ Fernando Gonçalves – PL foi o próximo a discursar e, emocionado, contou de sua honra em poder “entrar pela porta da frente” da Câmara. Gago, de origem humilde, citou o pai gari, sua decepção há 8 anos quando foi convidado para ser assessor da câmara e foi impedido, mas agora entra como Vereador. Não foi uma trajetória fácil, Gago teve como “inimigo” um certo nome da cidade, que quis fazer de tudo para que ele não pudesse assumir a cadeira na câmara. É uma satisfação enorme e pessoal ver uma pessoa como ele que, apesar de grande campanha contrária, conseguiu apoio popular e “entrou pela porta da frente" mesmo. Porta esta por onde saíram pessoas – que torcemos – jamais voltem àquela casa de leis.

João Silvério do Carmo Filho – Policial Carmo – PP foi o próximo a falar, em discurso emocionado. Citou vários nomes de pessoas que foram importantes para que ele conseguisse voltar à Câmara para mais um mandato. Carmo ficou muito conhecido pelo extraordinário trabalho feito junto ao PROERD por vários anos na cidade de Matão. Particularmente tenho Carmo como amigo há muitos anos. Acho que foi e será novamente um grande vereador. É um rapaz atuante, trabalhador e deverá fazer novamente um grande trabalho agora como vice-presidente daquela casa de leis. Quando Carmo mostrou sua gratidão, claramente mostrou grande qualidade que possui, já que aquele que não é grato, não tem o principal ingrediente da receita do sucesso.

Jonas Vagner Garcia Filho – MDB, em sua fala agradeceu a Comunidade Evangélica Cristo Vive, ao pai Jonas Garcia que, aos quase 80 anos de idade, ajudou na campanha e reeleição dele. Jonas citou o netinho Jonas Miguel de 4 dias de vida que, segundo ele, será “o futuro Prefeito de Matão” e toda a família. Ninha, como é conhecido, se emocionou muito ao falar da família e de quem o ajudou. Mais uma pessoa que demonstra gratidão. Com bases familiares sólidas, Ninha, com certeza, terá um bom mandato neste 2021/24. Quando citamos o Ninha temos certeza de que se trata de um sujeito do bem, com características de pessoa engajada no bem do próximo e, principalmente, com os pés fincados naquilo que é certo. Particularmente ficamos também felizes em ver retornar à câmara um amigo de longa data.

Cido Motos, José Aparecido Ferreira dos Santos – DEM, volta à Câmara para seu quinto mandato. Ratificou mais uma vez sua gratidão à esposa Fátima que, em suas palavras, hoje é mais que o braço direito e sim seus dois braços no dia a dia. Cido é uma pessoa simples e citou que agora espera a chegada – dentro de 4 meses – de um neto, que sempre esteve na Câmara Municipal de forma discreta. Essa discrição, ainda mais nos dias difíceis pelos quais Matão já passou e deve passar, vai ser de grande importância. Discrição que mostra não estar “preso” a conchavos e escândalos e, por isso mesmo, nos dá grande expectativa em mais esta oportunidade dada pelo povo de Matão. Boa sorte Cido.

Dr Pelanca, Luiz Francisco Fernandes – PT, foi o seguinte a discursar. Pelanca disse estar vivendo um ‘de já vu’ pela quarta vez com a presença do Prefeito Adauto à frente do executivo matonense. Pelanca é o tipo de pessoa que temos o prazer em dizer que conhecemos ou que somos amigos. Ele disse que agora está empenhado e motivado para o mandato que se inicia, especialmente para poder encaminhar à política o neto - Luiz Francisco Fernandes, que deverá – segundo Pelanca – fazer “mestrado” sobre política com o Prefeito Adauto. Pelanca agradeceu aos companheiros do PT e fez um belo discurso mostrando, especialmente para quem ainda não teve o prazer de conhece-lo, sua alta capacidade, coerência e sabedoria. Boa sorte Dr.

Robinho – Paulo Robson Ramos – PTB – foi o próximo a fazer uso da palavra. Agradeceu a família que consegue perceber a necessidade da ausência do político durante o período de campanha e se comprometeu a ajudar Matão e que a população poderá contar sempre com ele. Nós esperamos conhecer melhor o Vereador Robinho. Neste seu primeiro mandato ele terá oportunidade de mostrar a que veio e colocar seu nome na história da cidade. Não o conhecemos muito, mas esperamos conhecê-lo e nos surpreendermos positivamente com sua atuação no legislativo matonense. Boa sorte Robinho.

China – Sidinei Calabres – PSB – reeleito, começou seu pronunciamento citando os mortos pela COVID-19 de Matão e do país e pediu um minuto de silêncio em homenagem a essas vítimas. China foi o único vereador ligado ao ex-prefeito Esquetini que conseguiu se eleger, e pela 3ª vez. Ele citou vários “REs” que deverão norteá-lo neste mandato, bem como a todos os nobres edis. Ele disse que é hora de “Repensar”, “Reavaliar”, “Recomeçar”, “Reprogramar”, “Reestruturar”, “Reaproximar”, “Relevar”, “Reaprender”, “Reabilitar”, “Remanejar” e, o mais importante, “Ressignificar”. É bastante grande nossa expectativa neste terceiro mandato do China, por quem também torcemos para um belo mandato.

Dr. Paulo Augusto Bernardi – MDB - foi o próximo vereador eleito a falar. Ele ressaltou que o poder executivo tem que começar e terminar obras e que não há espaço para obras inacabadas no município de Matão. Ex-presidente do CONCRIAMA, Dr. Paulo ressaltou a necessidade de novas Casas do Pequeno Cidadão e projetos para a garotada, além da necessidade de um olhar mais coerente e detido para o relacionamento entre o executivo municipal e o Hospital Carlos Fernando Malzoni. Dr. Paulo é, na minha visão, uma pessoa extremamente preparada para o cargo que ocupa e enche de orgulho a todos nós matonenses, especialmente, em podermos ter alguém como ele a representar a população na casa de leis. No final de seu discurso, Dr Paulo disse: “o meu sonho é que ao final desse mandato que agora se inicia, eu possa sair daqui – e nós todos possamos sair daqui – e passar e entrar em todos os lugares e ouvir: vereador, parabéns pela sua conduta no Poder Legislativo!”. E completou: “Eu não quero ter razão, não quero autoria, eu não preciso de elogios, eu apenas quero que os matonenses melhorem de vida”. Parabéns Dr. Paulo e boa sorte ao senhor.

A Vereadora Ana Maria Freire da Silva Mondini – MDB - falou na sequência e se emocionou bastante quando citou as dificuldades enfrentadas para chegar até a sua reeleição neste pleito. Ana disse que não é fácil uma mulher se eleger e que foi muito difícil romper as barreiras. Seu momento de maior emoção foi quando citou os dois processos de impeachment que não foram concretizados - quando sofreu muito. Em tom de desabafo, Ana se emocionou mostrando sua trajetória e disse que, mesmo sendo um domingo de pandemia, os matonenses foram até as urnas e “se lembraram do nome dela” em todas elas. Disse, emocionada, das perseguições que teria sofrido em sua profissão nos últimos anos. Ana é uma pessoa simples, humilde e a primeira mulher a ser Presidente da Câmara Municipal de Matão na história, que saltou de pouco mais de 700 votos na eleição anterior para ser a mais votada em 2020. Parabéns Presidente, continue com essa garra, com essa vontade e com essa sensibilidade que sempre nortearam suas ações na câmara, agora também na presidência. Temos uma grande expectativa em você e na sua gestão à frente do legislativo municipal. Parabéns e boa sorte!

Fazemos sempre uma analogia acerca da Câmara Municipal, seja ela em qualquer cidade, usando como base a cidade sendo um grande barco.
A Câmara Municipal pode ser um motor a empurrar a cidade ou uma âncora a paralisá-la ou até mesmo afundá-la. Nesta composição atual do legislativo matonense, com 4 Vereadores reeleitos diretamente - Ana Mondini, Policial Carmo, Jonas Garcia e China Calabres, outros 2 voltando à legislatura - Cido Motoe e Dr Pelanca - e 5 novos nomes - Dr. Paulo Bernardi, Everaldo de Carvalho, Haroldo Gago, Davison Tosadori e Robinho Ramos, não tenho a menor dúvida – e porque não dizer esperança – de que teremos uma das melhores composições de câmara municipal da história da cidade.

O tempo dirá, mas a torcida é enorme e os nomes corroboram a expectativa.


Fábio Pereira
Jornalista responsável pelo Portal de Notícias Hora1 e TVh1
MTB: 0077510/SP